O segurança do trabalho é o responsável pela conscientização dos outros trabalhadores da importância da prevenção de acidentes, de não se ter um comportamento inadequado no ambiente de trabalho, de recomendar a utilização dos equipamentos de proteção individual, fazer palestras promovendo uma postura de prevenção no local de trabalho, entre outras atividades correlatas.

É importante para o segurança do trabalho, ter um grande conhecimento das leis que estão em vigor e de sempre se atualizar quanto às novidades. O segurança do trabalho também tem responsabilidade em temas como a higiene no local de trabalho, as próprias instalações, além de mostrar o que deve ser feito em relação aos problemas.

É um profissional muito importante, cuja profissão é regularizada desde 1985 e tem uma grande área de atuação, na área industrial, da construção civil, hospitalar, em empresas comercias, além de ter a opção de trabalhar em diversos segmentos na organização de métodos de trabalho seguro. O campo de trabalho é bem grande e necessita de ter muita motivação e coragem.

Tem a responsabilidade de utilizar os princípios básicos para prevenir acidentes de acordo com as leis e normas que vigoram, preparar planos de propostas, estudos estatísticos, instrumentos de avaliação, programas de segurança, análise de acidentes, entre outros dispositivos, sempre trabalhado ao lado dos trabalhadores para um melhor ambiente de trabalho para todos. É um sujeito que pode ser visto como um chato de galocha, mas é de vital importância para a segurança do empregador que não terá problemas de afastamentos, doenças e processos trabalhistas e também do trabalhador que poderá continuar exercendo sua profissão, mas sempre com toda segurança.