No mundo todo, os passos para se tornar um profissional respeitado são praticamente os mesmos: a pessoa deve frequentar a escola por determinado período de tempo, depois vai para a faculdade ou universidade, e finalmente ingressa no mercado de trabalho, começando como estagiário, passando por treinee e posteriormente sendo efetivado como colaborador da empresa em questão.

Assim, podemos perceber que entre a escola, os estudos, e um cargo como profissional, temos um período de aprendizagem técnica e profissional, que é muito importante para o desenvolvimento das capacidades e habilidades individuais da pessoa dentro de uma empresa.

Salvas algumas excessões, o caminho é este para todo e qualquer profissional em qualquer que seja sua escolha por sua profissão. Desta meneira, é importante escolher por onde começar sua carreira, em que empresa, cidade ou até mesmo país. Sabemos que é uma fase difícil na vida de todos os jovens, mas que isto irá determinar seu futuro.

Como não poderia ser diferente, as pessoas que buscam estágio em segurança do trabalho encontram pela frente processos de seleção, dinâmicas de grupo e outros métodos de seleção rigorosos, mas que no final, quando vencidos, são vistos como obstáculos ultrapassados, que permitiram o crescimento pessoal e profissional da pessoa.

Aí sim, começa de verdade a sua profissão, que provavelmente irá exercer pelo resto de sua vida, ou pelo menos até se aposentar. A partir daí, fica a cargo da própria pessoa continuar sua formação, especialização e aprofundamento nos temas relacionados ao trabalho e à profissão.