O curso de segurança do trabalho tem como objetivo oferecer conhecimentos iniciais sobre o que é segurança do trabalho e sua aplicação na área de recursos humanos, através da explicação de forma simplificada e objetiva os programas PPRA, PCMSO, PPP e LTCAT. Este curso é voltado especialmente para os profissionais da área de RH e também os gestores, bem como os gestores que tenham relacionamento com o SESMT e pretendem aprimorar seus conhecimentos na área.

Os cursos técnicos de segurança do trabalho também habilitam o aluno a perceber e avaliar as condições ambientais de trabalho de uma empresa, analisar dados de rotina, riscos de operações e fluxos, observar máquinas e equipamentos, fazer planos, fazer estatística de acidentes e doenças ocorridas no trabalho, visa também a fazer cumprir normas e regulamentos, desenvolver programas de prevenção, cursos, campanhas, treinamentos, dar acessória a CIPA e coordenar todas as atividades ligadas à segurança de trabalho dentro da empresa.

O programa em geral se destina a explicar o que é segurança de trabalho, sobre a legislação, as ferramentas da segurança de trabalho e as responsabilidades. Dispõe ainda sobre os conceitos, benefícios, seguros e a aposentadoria. As matérias englobam um programa de prevenção a riscos ambientais, programa de controle médico e de saúde ocupacional, laudo técnico e condições ambientais de trabalho e o perfil profissionário previdenciário (PPP). A carga horária está em torno de 15 horas/aula, com um investimento de R$ 170,00.     O tecnólogo em segurança do trabalho pode atuar em indústrias de todos os ramos, como a eletroeletrônica, metalmecânica, madeireira, têxtil, entre outras.